Ligando um LED com Arduino

        Bem vindos caros programadores!


Nesse poste, vamos aprender como ligar um LED através da saída do Arduino. Para isso, veremos o princípio de funcionamento de um LED e o diagrama elétrico necessário para o funcionamento.
Uma prática muito comum que vemos em livros ou sites, é a de conectarem diretamente o LED a uma saída digital ou saída analógica do Arduino. Embora funcione na maioria dos casos, veremos que isso é uma prática errada. Pois, em geral, os LEDs devem ser sempre conectados através de um resistor.
O QUE É UM LED?
O LED nada mais é do que um diodo emissor de luz, ou seja, um tipo específico de diodo que emite luz quando é atravessado por uma corrente elétrica. Os diodos (emissores de luz, ou  diodos normais) são dispositivos eletrônicos largamente usados na eletrônica.
Um diodo é uma união de dois materiais semicondutores com diferentes dopagens. Essa diferença de doping faz com que ela gere uma barreira potencial, o que, como primeira consequência, torna impossível a passagem da corrente em uma das direções.
Dessa forma percebemos uma primeira característica dos diodos, eles têm polaridade, isto é, eles só deixam a corrente passar em uma direção. Portanto, temos que conectar corretamente a tensão ao dispositivo.
O pino longo deve ser conectado à tensão positiva (ânodo) e cortado à tensão negativa (catodo).

CONEXÃO ELÉTRICA

A conexão elétrica do LED no Arduino é muito simples. Basta colocarmos uma resistência de 330 em série com o LED. Para determinar o valor da resistência necessária para usar o LED, basta  procurar em nosso blog a postagem referente a esse tema.

Veja como fica a montagem na Protoboard:

Código
Abaixo está o código para acender o LED com o Arduino. Neste caso, usamos o pino PIN 10 como saída para ligar e desligar o LED. Basicamente o LED irá acender e apagada a cada 1 segundo. 

Um grande abraço!!
Até a próxima programadores..

Comentários